Grandes exemplos de espaço negativo na fotografia em preto e branco

Por si só, a fotografia em preto e branco já é minimalista, mas você pode torná-la ainda mais eficaz com ótimo uso do espaço negativo.

Quando falamos de fotografia minimalista, fotografar em preto e branco é frequentemente uma das primeiras técnicas que vêm à mente. Sem a distração das cores, uma cena é reduzida à interação entre luz e sombras e como elas produzem um contraste atraente, geralmente útil para fotografia criativa e narrativa visual. Porém, para tornar sua fotografia em preto e branco ainda mais eficaz como imagens minimalistas, é necessário simplificar sua composição com uma boa compreensão do espaço negativo. É aqui que o tutorial em vídeo de hoje se torna útil.

O vídeo acima, do The Art of Photography, é sobre como criar composições fortes, simplificando a cena e aplicando espaço negativo. Embora os exemplos mostrem como funciona especialmente bem na fotografia em preto e branco, também pode funcionar na fotografia em cores minimalista.

O vídeo mencionado simplificou a cena removendo elementos estranhos que não aprimoram sua imagem ou oferecem clareza. Espaço negativo refere-se ao espaço vazio que permite que as figuras em sua composição “respirem” um pouco. O desafio geralmente está em identificar como o espaço negativo se relaciona com o que está acontecendo com o seu assunto. Figura – Relacionamento com o solo também é essencial para a utilização eficiente do espaço negativo. Na fotografia, a figura simplesmente se refere ao seu assunto ou aos elementos da sua composição, enquanto o solo é o tamanho ou a dimensão da sua imagem.

Observe que, para alguns gêneros, como a paisagem ou a fotografia de rua, é um desafio extra controlar o relacionamento figura-solo, comparado a algo como a fotografia de estúdio. Geralmente é difícil aplicar esses conceitos ao período da fotografia, pois não estamos trabalhando com uma tela em branco. Em vez disso, temos que “remover” elementos de nossa composição (alterando o ângulo, aproximando-nos ou afastando-o do assunto etc.) para simplificá-lo.

Os exemplos variados mostram como a simplificação e o espaço negativo trabalham juntos para transmitir um conceito (especialmente em imagens minimalistas), enfatizar o assunto ou criar um clima. Se você deseja melhorar sua fotografia em preto e branco, esses exemplos devem inspirá-lo a colocar esses conceitos em prática!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here