7 dicas de fotografia em preto e branco para melhorar seu trabalho

Aumente a qualidade da sua fotografia em preto e branco com a ajuda do co-fundador da Street Photography International, Alan Schaller.

Nesse post apresento algumas dicas para levar sua fotografia em preto e branco para o próximo nível. Em um vídeo recente do COOPH, o fotógrafo de rua Alan Schaller, de Londres, co-fundador da Street Photography International, que também filma exclusivamente em preto e branco, oferece sete dicas e insights úteis para melhorar o trabalho.

Fotografe em preto e branco de propósito

Esse pode ser um tópico para debate, pois muitos fotógrafos preferem e até recomendam fotografar em cores e em preto e branco. Eles acreditam que fotografar uma cena em cores permitirá que você decida durante a postagem se uma foto fica melhor em cores ou em preto e branco. Mas Schaller acredita que isso pode confundir você, pois fotografar em cores requer um conjunto de habilidades diferente. Ele recomenda dedicar todos os dias, durante um mês, a filmagens apenas em preto e branco: você encontrará algumas melhorias visíveis em sua fotografia.

Concentre-se no que torna o preto e branco interessante

Schaller explica muito bem por que ele não recomenda fotografar em cores. Como as cores não afetam uma imagem em preto e branco tanto quanto a textura, a tonalidade, o contraste e a luz, é mais importante focar sua atenção nesses elementos, em vez de se distrair com todos os tons brilhantes. Para começar, procure variações de luz em uma cena e preste atenção no contraste que elas criam em suas imagens.

Adapte-se à sua situação de iluminação

Se você deseja capturar imagens de alto contraste, mas não tem iluminação, não a force: procure outra coisa. A chave é obter a aparência do ambiente, como procurar reflexões das poças em um dia chuvoso ou sombras interessantes ou luz de fundo para adicionar à sua composição. Schaller nos lembra de pegar o que temos e rolar com ele; não existe iluminação ruim!

Faça bom uso do seu ambiente

Preste atenção aos vários elementos ao seu redor – como geometria, contexto e reflexões – para ser criativo com suas fotos de rua. Não se concentre apenas no elemento humano. A chave é combinar um bom assunto com um bom ambiente e boa luz: você vai se sair bem.

Capture uma boa variedade de contraste

Schaller nos diz para lembrar como o Zone System de Ansel Adams representa cada tom de uma imagem para uma imagem bem contrastada. Isso também funciona muito bem para a fotografia de rua, especialmente depois que você aprendeu a executar efetivamente as duas últimas dicas acima.

Mudar perspectiva

Sentindo-se entediado com suas fotos de rua? Uma mudança de perspectiva efetivamente cuidará disso. Schaller sugere mudar para ângulos interessantes para apresentar o mundo de maneira diferente através de suas fotos.

Edite sabiamente

Por último, mas não menos importante, Schaller nos lembra que só podemos trabalhar com o que capturamos em termos de edição. Nem sempre podemos forçar o arquivo como um louco, pois algumas imagens simplesmente não ficam ótimas se o fizermos. Se você não o capturou no seu quadro, há uma grande chance de isso não acontecer nas suas edições. Ele compara a edição a “envernizar uma mesa que já foi bem feita”.

Se essas dicas o inspiraram a se exercitar e praticar, não se esqueça de conferir também o Instagram de Alan Schaller e o canal COOPH do YouTube para obter mais dicas e truques de fotografia!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here